Tokenomics do token APT

Galera, para quem ainda não está familiarizado, vou trazer aqui um pouco da dinâmica do token APT

O token APT serve como pagamento das taxas de gás necessárias para realizar transações na rede, manter a segurança da rede através do processo de staking além de garantir poder de participação na governança do protocolo.

Com um supply inicial de 1 bilhão de tokens e sem um supply máximo definido (atualmente existem 1,095 bilhão), cerca de 39% já estão postos em circulação.

O restante será liberado gradativamente até 2032, em atividades como recompensas em staking e incentivos para a comunidade, além das partes dos investidores, da própria equipe e dos contribuidores do projeto.

Isso nos mostra uma certa centralização do supply total com a Aptos Foundation (que também gere a parte direcionada a comunidade da rede) e seus investidores. Do mesmo modo, nos faz projetar uma grande taxa de inflação do token para os próximos anos, ocorrendo destravamentos mais intensos em 2024 e 2026, como pode-se observar na imagem a seguir.

Desbloqueio futuro de tokens APT

Por outro lado, é interessante observar que 51% de seu supply é destinado a comunidade e tem o objetivo de impulsionar a adoção do ecossistema.

17 Likes

Thanks for sharing

5 Likes

Wow! Thanks for the update

4 Likes

How can position for Aptos szn

2 Likes

Good job xx

3 Likes

干的漂亮。干的漂亮。

3 Likes

Hopi-Nee you are welcome to the community APTOS

3 Likes

Aptos allocated a whooping 51% to community. That’s how you know a good project

2 Likes

Boas notícias. É bom poder escrever em PT no fórum Aptos :slight_smile: Uma boa noite para todos.

1 Like